Festa junina oportuniza diversão aprendizado cultural em Petrolândia

Centros Educacionais realizaram festa junina com apoio da Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria de Secretaria de Educação e Cultura

A Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria de Secretaria de Educação e Cultura, promoveu na semana de São João, uma série de festas juninas nas escolas do município. Repletas de muitas brincadeiras e guloseimas, a confraternização foi realizada com os alunos dos Centros Educacionais Criança Esperança, Perimbó, Indaiá, Barra Nova e Alto Barra Nova.

Para a secretária de Educação Rosemere Schmitt, além de reforçar os vínculos com a comunidade escolar, este tipo de atividade com os estudantes oportuniza o aprendizado e a preservação da cultura brasileira com a festa junina. “O tema, além de trabalhar a criatividade nas crianças serviu para reforçar os laços e transmitir a cultura e tradição da festa para crianças”, complementa a secretária.

As crianças participaram trajadas a caráter, com camisas ou vestidos xadrez, remendos coloridos, bigode nos meninos e sardas nas meninas e chapéus de palha.

Gincana Junina

Ainda no clima de festa junina, os alunos do Centro Educacional Criança Esperança, tiveram um dia especial.  No dia 23, foi realizada na escola a Gincana Junina. Conforme a Secretaria de Educação do Munícipio, as crianças foram dividias em três equipes, para a prática de atividades como cabo de guerra, corrida do ovo na colher, dança do chapéu, dança da laranja, pula corda, corrida do saco e estoura balão. As brincadeiras foram organizadas pelo professor Célio Hammes e coordenado por todos os professores.

Além da brincadeira houve também um desfile onde foram escolhidos os melhores trajes típicos, com a escolha um casal caipira por turma. Os escolhidos foram premiados com uma faixa do melhor traje caipira 2015. ”O cardápio foi elaborado e feito pelas merendeiras da escola e os pais foram parceiros e mandaram os ingredientes. Tivemos bolo de cenoura com cobertura, nega maluca, bolo de milho, pão com patê, pipoca e suco”, informou a coordenadora pedagógica Silvia Alice