Educação de Petrolândia faz avaliação do Mais Educação

Programa visa aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola e melhorar o desempenho escolar

A Secretaria de Educação de Petrolândia faz uma avaliação positiva dos resultados alcançados na realização do Programa Mais Educação (educação em tempo integral e integrada). O programa que foi posto em prática no início deste ano visando fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

Conforme a Secretaria do município, a ampliação da jornada escolar se deu no contraturno, onde as crianças participaram de oficinas socioeducativas, entre elas: Acompanhamento Pedagógico, pelas monitoras Elaine Eger e Nara Rita de Cássia Camargo Vieira Haffmann; Música pelas monitoras Giane Klauberg Weber e Jênifer Delfino; Desenho e Pintura pelas monitoras Maila Ender e Francisca Cantovick; Futebol pelos monitores Bruno Schiestl e Francisca Cantovick; Informática por Marli Franz e João Vitor Padilha; Teatro por Elaine Eger; Educação Ambiental pela professora Andréia Weber Berck; e Xadrez pelas monitoras Alice Leonídia Eberspächer de Mattos Lara e Laura Eger.

O programa tem a coordenação da técnica de Sandra Regina Deuttner Monteiro. “Na rede municipal, nossas duas escolas: o Centro Educacional Perimbó e Pingo de Gente, localizados no Centro da cidade, e o Centro Educacional Criança Esperança, tiveram o atendimento destas oficinas. O atendimento aconteceu até o final do mês de setembro, não podendo mais continuar, por falta do repasse da segunda parcela do Governo Federal”, destaca.

Conforme a Secretaria de Educação do município, o programa iniciou com muitos entraves, muitos desafios, mas resultou em grandes conquistas junto à Educação do município. “Esperamos ansiosos que o Governo cumpra com suas responsabilidades e faça o repasse da segunda parcela, para que possamos continuar com este trabalho”, avalia.

O programa foi criado pelo Governo Federal em 2007 e promove a educação integral nas escolas públicas oferecendo disciplinas optativas na área de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. O objetivo é a melhoria do ambiente escolar tendo como base o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por isso, suas atividades são desenvolvidas em escolas com baixa pontuação neste quesito.