Grupo de mulheres atendidas no Cras de Petrolândia confeccionam enfeites de Natal

Ícones natalinos servirão para decorar a Praça Dona Emília Meurer Momm

 

Os grupos de mulheres que participam das oficinas do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Petrolândia, estão confeccionando os enfeites natalinos que irão decorar a Praça Dona Emília Meurer Momm. A fabricação da decoração é parte do projeto “Plástico: Um novo olhar – Sua garrafinha merece uma chance”, elaborado pela Secretaria de Educação. Nele, o Cras e escolas da rede municipal e estadual, ficam reesposáveis por enfeitar praças e espaços públicos de Petrolândia.

Nas mãos habilidosas das mulheres que participam de oficinas de artesanato, o empenho para transformar as simples embalagens Pet e também radiografias médicas  em arte é grande. O processo requer dedicação, pois antes de ganhar forma, as garrafas são separadas por cores e formatos, lavadas e selecionadas. Depois disso, o material que seria descartado, vira belos adereços, como caixas de presente, bolas, estrelas, flores, dentre outros ícones natalinos.

Cerca de 80 mulheres, com idades entre 19 a 59 anos, são atendidas pelo Cras de Petrolândia no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e pouco mais de 40 frequentam os seis grupos de oficinas artesanato.

Os trabalhos acontecem nas segundas, quartas e quintas-feiras com a participação dos instrutores Fabricio T. Tomio, Enalva Drefen e Dilma K. Weber.