Aluno Empreendedor: professores de Petrolândia aprendem técnicas durante capacitação

Aulas devem iniciar no 2° semestre para alunos do Ensino Fundamental

A professora Valdirene Fortkampe, do Centro Educacional Perimbó, de Petrolândia, está encantada com a capacitação do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), do Sebrae. “O Sebrae proporcionou uma capacitação excelente, de alta qualidade. Estamos preparadas para formarmos novos empreendedores” salienta.

A aceitação ao JEPP, não é exclusiva da professora Valdirene, mas de toda a Rede Municipal, que participou do treinamento entre os dias 19 e 22 de maio. Foram quatro dias intensos de conteúdo e atividade. “O trabalho em equipe esteve presente em todos os momentos. Estamos ansiosos para por em prática e despertar no estudante a autonomia de sonhar mais alto, de se tornar empreendedor” ressalta a diretora do Centro de Educação Infantil Pingo de Gente, Simone Klauberg, que atende também três turmas do 1° ano do Ensino Fundamental. “Foi uma semana muito proveitosa, estamos na expectativa para dar os primeiros passos juntos aos nossos alunos”, complementa a professora Marleide Brito Weirich.

O diferencial do JEPP é a introdução de conteúdos relativos ao empreendedorismo no currículo e na rotina de escolas infantis, com o objetivo de ajudar a formar jovens com perfil empreendedor para o mercado. O treinamento foi oferecido aos professores das séries iniciais da Rede Municipal, que depois serão multiplicadores em sala de aula.

O JEPP será dirigido para as turmas do ensino fundamental do 1º ao 5º ano. Cada série vai trabalhar um tema. “Estes temas serão importantes porque instigará os nossos alunos a pensarem de maneira empreendedora, envolvendo todas as disciplinas e principalmente cálculos. Após estudos será confeccionado o produto e apresentado em oficinas”, detalha Marleide.

TEMAS

1° ano – O mundo das ervas aromáticas

2° ano – Temperos naturais

3° ano – Oficina de brinquedos ecológicos

4° ano – Locadora de produtos

5° ano – Sabores e cores

Para Valdirene, será um novo desafio. “Um desafio para nós e ao mesmo tempo um grande compromisso com nossos alunos, o que nos motiva para irmos sempre além, buscando fazer a diferença”, finaliza.

As aulas sobre o empreendedorismo devem ser implantadas no início do 2° semestre.