Prefeitura de Petrolândia reabastece produtores com nitrogênio

Programa objetiva o melhoramento genético do rebanho bovino e aumento da produção leiteira

A Secretaria da Agricultura de Petrolândia  realizou na manhã de segunda-feira, 11, o reabastecimento  de  nitrogênio líquido  nos botijões dos produtores leiteiros do município  inscritos no programa mantido pela prefeitura. O produto é usado na conservação do sêmen, proporcionando condições adequadas para a viabilidade do armazenado, garantindo assim sua eficiência.

O sêmen é aplicado no melhoramento genético da bovinocultura leiteira.  São mantidos 38 botijões no município, onde o produtor só precisa fazer a recarga. Eles foram abastecidos no pátio da prefeitura durante o período da manhã.

Conforme o secretário da pasta, Alcide Amarante, a entrega do nitrogênio é uma atividade de rotina, tanto para a Secretaria, quanto para os produtores. “A Prefeitura de Petrolândia auxilia os produtores do município com a entrega de nitrogênio líquido a cada 45 dias. Também não o cobrado do material para a inseminação, como as luvas, e nem o transporte para as propriedades”, explica.

Com o apoio da prefeitura, o produtor paga apenas o sêmen a um preço abaixo do praticado no mercado. O valor cobrado pela aplicação é de R$20,00.

De acordo com Amarante, o município de Petrolândia é considerado  a segunda maior bacia leiteira de Alto Vale.