Petrolândia ultrapassa meta do Ministério da Saúde

Mais de 1.300 doses foram aplicadas no público prioritário da Campanha da Influenza

Em função do baixo número de pessoas imunizadas no Brasil, o Ministério da Saúde (MS) prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até 5 de junho.

O município de Petrolândia é um dos poucos que conseguiu reverter os índices na reta final da campanha. “Na semana passada, dois grupos nos preocupavam: o de gestante e crianças entre dois e quatros anos. Mas, nos últimos dias, ainda sem a divulgação da prorrogação, ouve procura pela vacina da Influenza e alcançamos índices satisfatórios”, revela a secretária Municipal de Saúde, Mariza dos Santos.

O relatório, extraído do sistema municipal, mostra que até sexta-feira, dia 22, foram aplicadas 1.381 doses das 1.400 que deveriam ser aplicadas no grupo prioritário, o que corresponde a 98% da população atingida. Ultrapassando a meta do governo federal que é de 80%.

Do público alvo estabelecido para Petrolândia, até o momento foram vacinadas 252 crianças, 61 trabalhadores de saúde, 09 puérperas, 201 doentes crônicos e 821 idosos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há divergências no número de gestantes. “Das 39 que estão sendo acompanhadas pela Unidade Básica de Saúde, 37 receberam a vacina. Porém, o Ministério da Saúde aponta um número superior a este. Por isso, as mamães que realizam o pré-natal no particular, devem procurar a UBS para receber a vacina e contribuir com a nossa estatística”, explica a secretária.

Os públicos alvos para tomar a vacina permanecem os mesmos: crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes, idosos acima de 60 anos, doentes crônicos, profissionais da saúde e puérperas até 45 dias, população indígena e população penitenciária.