Agricultores de Petrolândia testam variedades de milho crioulo

Resultados obtidos surpreendem

Com o objetivo de resgatar a cultura de produzir a própria semente de milho e desmistificar que o grão comprado é a melhor opção, o engenheiro Agrônomo da Epagri Lauro Krunwald e o técnico do Cemear Carlos Noriler, propuseram a agricultores de Alto Três Barras, interior de Petrolândia, este desafio.

Três agricultores foram voluntários nessa experiência: Valdir Hasse, Carlos Alexandre Lopes e Alírio Mohr. Durante a safra de milho entre os meses de outubro a abril, reservaram uma área para testar 15 variedades de milho.

Assistidos pelo engenheiro Agronômo da Epagri de Petrolândia, Luis Hack, os agricultores seguiram rigorosamente as orientações repassadas, mas foi um grande desafio. “Mudar um método de cultivo é desafiador, mas através dessa experiência mostramos que é possível produzir mais gastando menos” avalia. Já Noriler destacou outro ponto importante. “Não houve ataque de lagartas nas variedades crioulas, enquanto os milhos transgênicos com resistência à lagarta sofreram forte ataque” pontua.

Com esses fatores positivos, os resultados surpreenderam. Além de reduzir em 75% o uso de adubos, não houve necessidade de aplicação de agrotóxicos. Entre as variedades testadas, três atingiram nível de produção igual ou superior às variedades comerciais, com destaque para o milho Fortuna da Epagri, com produção de  140 sacas por hectare.

A colheita foi feita no dia 16 de abril e a seleção das sementes nos dias 29 de abril e 06 de maio. Neste processo, mais de 30 produtores rurais da comunidade acompanharam e auxiliaram nas etapas. A intenção agora é utilizar parte da semente para produção própria e comercializar o excedente.