Comissão divulga documento que reivindica pavimentação asfáltica entre Petrolândia e Bom Retiro

Justificativas foram apresentadas às lideranças políticas na Cidade Sorriso

O município de Petrolândia recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 11, lideranças políticas do Alto Vale do Itajaí para dar continuidade ao projeto de pavimentação da SC-110. Rodovia que liga a Cidade Sorriso à BR-282, em Bom Retiro. “Depois de dois encontros realizados na Serra, estamos agora expandindo as discussões na região. É um movimento que ganha cada vez mais envolvimento da população, de empresários e de entidades de classe”, pontua o prefeito de Petrolândia, Joel Longen.

Na reunião, realizada na Câmara de Vereadores, foi apresentado o estudo que aponta as potencialidades e justificativas para a reivindicação do projeto. “Esse documento reivindicatório, não resume só a pavimentação dos 29 km que faltam. Nós estamos oferecendo ao governador uma oportunidade de resolver a superlotação da BR-470”, destaca o empresário de Ituporanga, Gervásio Maciel.

A integração entre o Alto e Médio Vale do Itajaí e a Serra Catarinense é um desejo antigo. Entre os argumentos estão o fortalecimento da região com o escoamento de grãos e madeira, principais “riquezas” produzidas em Petrolândia e cidades vizinhas. O desenvolvimento do turismo rural também poderá ganhar mais destaque.

A pavimentação também vai encurtar as viagens de pacientes que buscam tratamento ou consultas com especialistas em Lages. “As prefeituras têm uma despesa enorme com o transporte de pacientes e com a pavimentação vai reduzir em 70% a distância. Além disso, pode reduzir o frete e facilitar o deslocamento dos estudantes que vão a Lages cursar Agronomia e Veterinária, por exemplo. Por esse caminho é possível estudar na região serrana e voltar para dormir em casa” detalha Maciel.

O próximo passo é entregar o documento ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. “Na segunda quinzena de junho estaremos em Florianópolis. Cada município vai levar uma comitiva para que o projeto se fortaleça. Nosso movimento já conta com o apoio de nove deputados estaduais e quatro deputados federais” finaliza o empresário, integrante da comissão.