Agricultores de Petrolândia participam do Dia de Campo de Gado Leiteiro

Cerca de 30 pessoas ligadas ao setor agropecuário de Petrolândia, participaram do Dia de Campo de Gado Leiteiro em Vidal Ramos nesta quinta-feira, dia 31. A ação promovida pela Epagri, ocorreu na propriedade de referência técnica de Jair Soares.

 

Na visita foram apresentadas várias etapas do processo produtivo, com ênfase na correção de solo para implantação das pastagens, variedades forrageiras utilizadas, irrigação, qualidade do rebanho, escolha da raça e aptidão dos animais, manejo da área, produtividade de leite e apresentação dos custos de produção e margem de lucro que justificam o sistema de produção de leite a base de pastagem da Epagri.

 

Para o secretário de Agricultura, Lídio Cembranel, que acompanhou os agricultores, a maioria produtores de gado de leite junto com a equipe local da Epagri e o veterinário Luis Carlos dos Santos, essas oportunidades permitem que o setor conheça as inovações produtivas com foco no lucro e não somente na produtividade. “Somos o terceiro maior produtor de leite do Alto Vale e um grande rebanho leiteiro qualificado que possui grande participação na renda do município. Conhecer o projeto de produção de leite a base de pasto, mostra alternativas ao agricultor de como ganhar dinheiro, gastando menos”, disse.

 

A Secretaria de Agricultura recebeu apoio das cooperativas de crédito Sicoob e Sicredi que patrocinaram o ônibus para levar o grupo até o município.