Educação de Petrolândia adquire mesas de Büffet para unidades de ensino

Cada aluno escolhe o deseja comer na hora da refeição, evitando desperdícios

 

A Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria de Educação, adquiriu três  mesas de Büffet  para equipar os refeitórios dos Centros Educacionais (CEs) Criança Esperança, Perimbó  e CEI Pingo de Gente. Os equipamentos, além de tornarem mais práticos a hora da merenda, deverá evitar o desperdício de dar mais autonomia aos alunos. “A adoção do Buffet nas unidades de ensino é interessante, pois  ajuda a trabalhar nos alunos a higiene, o aproveitamento seguro dos alimentos e a alimentação saudável no ambiente escolar”, avalia a secretária Rosemere Schmitt.

Além de promover a prática da alimentação saudável, o objetivo do Büffet é dar autonomia para as crianças na escolha dos alimentos e também melhorar as condições sanitárias das refeições. “É durante a fase escolar que os alunos exploram ambientes além do familiar, onde desenvolvem hábitos e atitudes em relação à alimentação. Na escola a criança está aberta às informações recebidas e compartilha com outra”, relata a Coordenadora Pedagógica, da Secretaria da Educação Sílvia Alice Scheidt.

Outro objetivo de instalar o sistema de Büffet é o de despertar nos alunos a responsabilidade e compromisso quanto ao desperdício de alimento, já que todos servem-se de porções adequadas e com alimentos de acordo com seus hábitos alimentares. “Nesse sentido, os professores e gestores, por estarem mais próximos dos alunos, tornam-se parceiros no desenvolvimento de hábitos alimentares”, explica a Coordenadora Pedagógica.