Prefeito de Petrolândia participa de Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Joel Longen integra comitiva catarinense  que traz na pauta o desequilíbrio das relações federativas e do estrangulamento das políticas públicas

A defesa dos Municípios e as demandas do movimento em visibilidade. Esta é a pauta da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que acontece até o dia 12 de maio. O prefeito de Petrolândia, Joel Longen, integra a comitiva catarinense no evento, que irá discutir questões que influenciam a gestão dos Municípios e serão apresentadas as reivindicações do movimento municipalista.

De acordo com a organização, a Marcha, deve reunir mais de 5 mil participantes no Centro Internacional de Convenções do Brasil  em Brasília (DF). Conforme o prefeito Joel, o tema do encontro é centrado sobre a os Desafios de Final de mandato, e tem na pauta o desequilíbrio das relações federativas e do estrangulamento das políticas públicas.

A abertura do evento foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 10, com a presença da Presidente da República, Dilma Rousseff e  dos presidentes em exercício da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Com pauta extensa para os três dias de mobilização, um dos temas discutidos nesta terça-feira, será o “panorama e contextualização do momento crítico do movimento municipalista: restos a pagar, repasse de transferências constitucionais e voluntárias nas áreas de saúde e educação e outros”. Na programação do dia há ainda o “Relato do verdadeiro Brasil e os impactos negativos em razão da crise no cenário econômico, com reflexos diretos na gestão municipal, e alternativas para superar as dificuldades do encerramento de mandato”.

Programado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é considerado o maior evento municipalista na América Latina.