Vacinação contra a Gripe A já imunizou 62% da meta em Petrolândia

Dia D da Campanha Nacional de Vacinação  foi realizado no sábado dia 30

 

Com a realização do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe A (Influenza H1N1), no sábado, dia 30 de abril, a Secretaria de Saúde de Petrolândia já imunizou 62% dos grupos prioritários no município. A meta mínima estipulada pelo Ministério da Saúde é de vacinar 80% deste grupo.  No município, 1.535 pessoas fazem parte deste grupo.

O grupo prioritário é formado por crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de Saúde.

Desde o início da campanha, no dia 25 de abril, a Unidade, localizada no Centro do município, registrou também grande procura antecipada pela vacina.  De acordo com Secretaria de Saúde, o balanço é positivo e demonstra a preocupação da população  em garantir a imunização.

Mais da metade da meta do município – cerca de 800 indivíduos, são formados por idosos. Já os portadores de doenças crônicas recebem uma avalição antes da vacina ser aplicada. 

Além da vacina, para evitar a gripe deve-se tomar medidas para prevenir a doença  como medidas de higiene, entre elas, lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar locais fechados e com aglomerações, cobrir o rosto com lenço descartável ou com o antebraço ao tossir e espirrar e manter os ambientes ventilados.

Os sintomas da gripe, que são febre alta, tosse seca, dor de cabeça e dor de garganta.

A campanha deverá acontecer até o dia 20 de maio.