Por solicitação da presidente do legislativo, prefeitura de Petrolândia analisa se deve repassar mais recursos em 2022 para Câmara de Vereadores

A devolução de recurso público para os cofres do executivo é algo comum nas Câmaras de Vereadores no final de cada ano. O dinheiro economizado retorna para auxiliar projetos da Saúde, Obras e Educação. Em Petrolândia não é esse o cenário nesta reta final de 2022. O executivo foi surpreendido com um ofício encaminhado pela presidência do legislativo solicitando aporte financeiro no valor de R$55 mil para custear despesas dos meses de novembro e dezembro, inclusive os salários.

No Plano Plurianual, aprovado em 2021, o legislativo e o executivo acordaram um repasse anual no valor de R$ 950 mil para custear o orçamento previsto para 2022. Valores acordados que, mensalmente, são pagos nas datas determinadas.

De acordo com a contadora da Prefeitura, que atua no setor há quase 20 anos, o habitual é devolver dinheiro público e não extrapolar. Thais Lidiane Abreu Mees relata que nos últimos cinco anos, o acumulado de recursos devolvido pelos presidentes da Câmara de Vereadores foi de quase R$350 mil.

“Pelo nosso levantamento, em 2017 a Câmara de Vereadores devolveu R$81.074,56. Em 2018, R$70.157,29 voltaram para os cofres do executivo. Um ano depois, R$17.913,34 foram devolvidos. Em 2020, o presidente da época economizou R$100.880,30 e, no ano passado, R$70.878,26”, explica Thaís.

Segundo o líder do executivo, a Administração analisa a legalidade da transferência desse recurso para a Câmara de Vereadores e já solicitou relatório detalhado das despesas.

“Precisa fazer as contas antes de gastar. Nossa preocupação agora é de onde retirar esse recurso extra para repassar a Câmara de Vereadores. Durante o ano, a nossa gestão tem administrado todo o orçamento com responsabilidade, já que pegamos a Prefeitura em julho de 2021, com o caixa praticamente sem Recurso Livre. Agora que estamos colocando a casa em ordem, recebemos esse pedido de complementação. São mais R$55 mil que a gente deixa de investir em melhorias para a população, como em pedras nas estradas por exemplo”, desabafa Irone Duarte.