Vacina Influenza: Petrolândia registra baixa procura por grupos de gestantes e crianças menores de dois anos

A menos de três dias para encerramento da campanha, pouco mais de 40% desses grupos foram vacinados

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, Petrolândia tem registrado baixa procura pela vacina em dois grupos considerados prioritários. “Os dados levantados até o momento preocupam, pois a campanha encerra sexta-feira, dia 22, e não há previsão de prorrogação”, comenta a secretária Municipal de Saúde, Mariza dos Santos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até agora apenas 42% das gestantes foram imunizadas. A vacinação em crianças menores de dois anos também não é significativa. Das 104 que devem ser vacinadas, 44 receberam a dose, ou seja, pouco mais de 40%.

Já os registros de puérperas e idosos são positivos. Até segunda-feira, dia 18, faltava apenas uma puérpera para atingir 100% desse grupo. Mais de 80% dos idosos também já foram imunizados.

A vacina está disponível apenas na Unidade Básica de Saúde. A meta de Petrolândia é imunizar 1.400 pessoas.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

No dia 26, será realizada a 4ª Conferência Municipal de Saúde em Petrolândia com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. O convite, para participar das discussões, está sendo estendido a todos os moradores petrolandenses.

O evento tem início às 13h e vai acontecer no Clube de Idosos. Após palestra e discussão das propostas, serão eleitos os delegados para a Etapa Estadual da 15ª Conferência Nacional de Saúde.