Assistência Social de Petrolândia participa do Primeiro Seminário Estadual de Acolhimento Institucional e Familiar

Município avalia implantação do programa de acolhimento

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento acerca dos serviços de acolhimento institucional e familiar, garantindo seu reordenamento e efetiva qualidade nos serviços prestados, a Secretaria de Assistência Social de Petrolândia participou nos dias 3 e 4, do Primeiro Seminário Estadual de Acolhimento Institucional e Familiar. “O Seminário tratava sobre os abrigos para criança e adolescente e também o programa Família Acolhedora. Nossa participação é importante, pois estamos implantando o programa no município”, conta a Secretária de Assistência Social, Ana Carolina Capistrano.

O evento, que contou com palestras e mesas redondas de discussão, foi realizado em Florianópolis no Hotel Maria do Mar.  Conforme a programação do encontro, foram abordados temas como Regionalização dos Serviços de Alta Complexidade para Atendimento de Crianças e Adolescentes; Projetos Político Pedagógico e o Papel do Voluntariado no Serviço de Acolhimento; Plano Individual de Atendimento e Apadrinhamento Afetivo; Articulação dos Serviços de Acolhimento com a rede Intersetorial e com Sistema de garantia de Direitos.

O encontro, promovido pela Federação Catarinense de Municípios  (Fecam), com apoio das Associações de Municípios e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social  (Coegemas), reuniu cerca de 300 gestores e técnicos que atuam nos Serviços de Acolhimento Institucional e Familiar por todo o espaço, famílias acolhedoras, técnicos do Judiciário e Ministério Púbico.