Petrolândia reforça fiscalização para evitar a proliferação do Aedes aegypti

Objetivo é impedir  focos do mosquito e a transmissão de doenças graves

Com o objetivo de eliminar os focos e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti para prevenir a proliferação de doenças graves, a Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria de Saúde, está desenvolvendo diversas ações preventivas. Além da dengue, o mosquito é vetor de doenças como o zika vírus e a febre chicungunya. “Em diversas regiões do País, a situação é crítica e não devemos baixar a guarda. O poder público, e principalmente a população, devem estar cautelosos”, alerta a Secretária de Saúde do município, Mariza dos Santos.

Para ajudar a intensificar a fiscalização, foi designado um servidor da prefeitura para auxiliar os trabalhos junto ao fiscal Sanitarista. “O número de armadilhas no município foi aumentado, e temos armadilhas espalhadas em diversos pontos estratégicos, e elas precisam ser verificadas constantemente. Nosso objetivo é trabalhar com a prevenção”, explica Mariza. As armadilhas estão localizadas locais como cemitérios e borracharias.

As ações de prevenção também estão sendo realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde do município, que frequentemente visitam as residências no município.  Além de orientações, os agentes cumprem o papel de fiscalização ao verificarem as propriedades. Caso sejam constatadas irregularidades, o fiscal de vigilância é comunicado.

A Secretaria de Saúde lembra ainda apesar de o munícipio nunca ter registrado a doença, os trabalhos de fiscalização seguem intensos. “Temos focos do mosquito bem próximos á Petrolândia e estamos em uma época de temperaturas altas e de muita umidade. Orientemos à população em eliminar criadouros com recipientes com água parada”, finaliza a secretária.

Mosquito transmissor

O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.
Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite.
O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja.

*Fonte EBC Serviços