Petrolândia contabiliza R$ 25 milhões em prejuízos para a agricultura

Chuvas do mês de outubro danificaram mais de 40 quilômetros de estradas

Mais de R$25 milhões em prejuízos somente para a agricultura, e outros R$ 250 mil para o município em danos em mais de 40 quilômetros de estradas. Esta foi a soma dos danos deixados pelas chuvas do mês de outubro em Petrolândia, onde foram registradas a ocorrência de fortes temporais e de  chuvas de granizo.  De acordo com a Defesa Civil do Estado, entre 1º de setembro e 24 de outubro, choveu 612,60 milímetros no munícipio (Estação 2316-Fapesc SDR-Petrolândia).

O levantamento, que foi realizado para compor o Decreto de Situação de Emergência, foi concluído pela prefeitura através da Secretaria de Agricultura, do Comércio e do Turismo, Comissão de Defesa Civil, junto à Epagri e Afubra.

As principais culturas do município são as mais prejudicadas. As lavouras de milho, fumo e cebola, tiveram parte da safra perdida ou prejudicada por conta do excesso de chuvas.

Mais de R$ 250 mil em prejuízos nas estradas

Ainda de acordo com a secretaria, foram contabilizados cerca de 40 quilômetros de estradas danificadas, e mais de 50 bueiros danificados e duas pontes. “Não estamos com passagens bloqueadas, mas estas vias estão em situação crítica e necessitam de reparos. Por enquanto a Secretaria de Obras está tomando medidas paliativas”, explica o prefeito do município, Joel Longen.

O documento foi enviado para a Defesa Civil do Estado e aguarda a liberação de recursos.

Forma registados desmoronamentos e escorregamentos em todas as localidades de Petrolândia. Na localidade de Pinhal, a elevação e a correnteza do rio danificou parte da pista da estrada geral.