Feira encerra atividades do JEEP 2015 em Petrolândia

A feita encerrou o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos  de 2015

A Secretaria Municipal de Educação de Petrolândia realizou, em parceria com o  Sebrae, a Feira Municipal do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP). O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Católica, onde os alunos colocam em prática as ações de empreendedorismo aprendidas, nas escolas do município desde o mês de junho. No município, o programa é dirigido para as 17 turmas do ensino fundamental do 1º ao 5º ano da rede municipal e a Feira encerrou as atividades de 2015.

A abertura da Feira foi realizada pelo prefeito, Joel Longen, que parabenizou alunos, professores, direção e funcionários, bem como a equipe da Secretaria da Educação pelo trabalho desenvolvido, que segundo ele, certamente terá continuidade no próximo ano. Ele agradeceu ainda o representante do Sebrae, Antônio Hélio, que veio somar na perspectiva da melhoria da educação de Petrolândia.

Cada série trabalhou em áreas diferentes na criação e comercialização de produtos, dentro das normas estabelecidas no Programa. As crianças divertiam-se fazendo e aprendendo, e durante  as oficinas construíram brinquedos ecológicos, produziram mudas de plantas medicinais, ervas aromáticas, temperos naturais, montaram locadoras de produtos e se envolveram com a gastronomia.

A Feira foi realizada com o envolvimento de todos os 420 alunos do Ensino Fundamental, que apresentam as atividades desenvolvidas em sala de aula durante o ano letivo para toda comunidade. “A iniciativa dissemina o empreendedorismo nas instituições de ensino, caracterizando-se pela implementação do tema na grade curricular para crianças e jovens, promovendo o estímulo ao comportamento empreendedor. O projeto foi desenvolvido pelas professoras  do 1º ao 5º ano em três Unidades Escolares do município. Os produtos desenvolvidos foram apresentados e vendidos a preços simbólicos na Feira, organizada pela Secretaria Municipal em conjunto com os gestores de cada Unidade Escolar”, descreve a Secretaria da Educação.

Os alunos do 1º ano trabalharam o tema O Mundo das Ervas Aromáticas; o 2º ano, trabalhou Temperos Naturais; o 3º ano a Oficina de Brinquedos Ecológicos; o 4º ano desenvolveu a Locadora de Produtos; e o 5º ano  trabalhou o tema Sabores e Cores.

A Feira JEEP

Na Feira, os próprios alunos foram os protagonistas envolvendo-se no atendimento do público que veio prestigiar a feira que foi aberta para toda a comunidade.  Os pais e responsáveis foram os incentivadores e grandes parceiros das Escolas para o sucesso do Projeto.  O evento teve grande participação da comunidade e  resultados significantes para as crianças envolvidas na proposta de ensino.

De acordo com a Secretária da Educação, Rosemere Scheidt Schmitt, a feira foi um sucesso, superando as expectativas, pois o envolvimento e o empenho dos alunos na venda dos seus produtos ficou latente, sendo que a comercialização dos produtos foi de praticamente 100%.

Na oportunidade, ainda, foram entregues os certificados aos professores participantes do curso realizado pelo Sebrae, orientando os professores a desenvolver o projeto em sala de aula.