Famílias de agricultores participam do Programa Negócio Certo Rural

Programa de autoatendimento é oferecido gratuitamente pelo Senar em parceria com o Sebrae

 

Com o objetivo de revitalizar as propriedades rurais, gerar novas oportunidades de negócios e incentivar a permanecia das famílias no campo, a Prefeitura e Petrolândia, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), oferece o programa especial Negócio Certo Rural. O programa é uma iniciativa gratuita que atende produtores e agricultores familiares.

O curso já está em andamento no município e conta com a participação de 15 famílias. Os encontros acontecem nas segundas-feiras e as consultorias do Sebrae são nos sábados. “O grande diferencial é que cada produtor recebe consultorias em sua propriedade”, explica o secretário Edson Padilha, que  é agente de desenvolvimento local nomeado pelo Sebrae.

No município o programa, que apresenta conceitos para que o empreendedor rural possa relacionar o que está estudando com a prática de sua rotina na propriedade, compõem as etapas da iniciativa o diagnóstico da propriedade, a identificação e descrição do negócio, a verificação da viabilidade econômica, a organização e administração e o relacionamento com o mercado, além de consultoria para validar o plano e novos empreendimentos, maior geração de renda e a melhoria da qualidade de vida no campo. 

A previsão que o curso seja concluído na segunda semana de novembro no município. Petrolândia é o único município do Alto Vale comtemplado como programa.