Prefeito Joel Longen participa do Encontro de Municípios do Sul do Brasil

Evento teve o objetivo de debater o futuro do municipalismo no Brasil em meio à crise dos municípios

O prefeito de Petrolândia, Joel Longen, participou na terça e quarta-feira, dia13 e 14, em Florianópolis, das discussões da 2ª edição do Diálogo Municipalista 2015 – Encontros Regionais de Municípios. O evento, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), envolveu prefeitos e gestores públicos dos três estados do Sul do Brasil em Florianópolis. O principal tema em pauta no encontro foi a ‘Crise nos Municípios – Concentração da receita na União e insustentabilidade financeira dos programas federais’.

Conforme o prefeito, o tema do encontro ficou centrado sobre a importância de reposicionar o papel das cidades e quais os desafios devem ser enfrentados pelos governos locais. No encontro prefeitos, vereadores e agentes municipalistas debateram alternativas para a atual crise federativa que o Brasil enfrenta, valorizando a realidade da região Sul. “O objetivo é construir mecanismos que possibilitem a partilha igualitária dos recursos arrecadados e novos modelos de gestão para desenvolver e aprimorar a administração em todos os municípios”, conta Longen.

O presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), José Cláudio Caramori, abriu o evento lembrando que a crise financeira afeta a todos os municípios brasileiros. Ele informou que “O diálogo municipalista”,  conta com o apoio da Fecam e pretende reunir os prefeitos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, a fim de reverter a situação dos municípios. “Nós, gestores municipais, estamos passando por uma situação muito difícil com a queda da arrecadação, um problema que se agrava, principalmente pela participação no bolo tributário nacional que é muito reduzido e se agrava nesse momento. Por isso, nos reunimos para discutir, reivindicar, estabelecer prioridades, falar a mesma linguagem e cima de tudo continuar prestando o melhor serviço aos nossos munícipes”.

O governador Raimundo Colombo falou no Diálogo Municipalista, que o momento é muito difícil para Estados e Municípios e vai se agravar ainda mais no primeiro semestre de 2016.

Colombo defendeu a aprovação do ajuste fiscal para que o país recupere sua credibilidade internacional. Depois, segundo ele, caberá aos gestores buscar o equilíbrio das contas públicas.

O evento já aconteceu em São Paulo e também será realizado em Goiás, Pernambuco e Pará, com o objetivo de debater o futuro do municipalismo no Brasil.