Segunda dose da vacina contra HPV está disponível em Petrolândia

Doses estão disponíveis no Posto de Saúde no Centro

 

A Secretaria de Saúde de Petrolândia informa que já iniciou a segunda etapa da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV).  As doses estão disponíveis no Posto de Saúde no Centro (Unidade Sanitária Sede), que funciona das 8h às 17h.  A imunização acontece durante todo o mês de setembro.

A vacina é recomendada para as meninas que tomaram a primeira dose no mês de março, e para as ainda não receberam a vacina. Neste caso, a segunda dose deve ser tomada daqui a seis meses, ou seja, no mês de março de 2016. 

Conforme orientações repassadas pela enfermeira Rosimeri Farias, a vacina é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo do útero, e a imunidade é garantida após a segunda dose da vacina. As meninas não precisam estar acompanhadas dos pais para receber a dose.

Como o HPV é transmitido

A transmissão ocorre por meio do contato íntimo com a pele contaminada. O HPV é altamente contagioso, sendo possível infectar-se com uma única exposição ao vírus. Pessoas infectadas podem não apresentar lesões visíveis e transmitir o HPV sem saber. Apenas da principal via de contágio ser a sexual, o HPV pode ser transmitido esporadicamente por meio simples contato com mão, pele, objetos, toalhas e roupas íntimas contaminadas.

Conforme estimativas em Santa Catariana, de700 mulheres que são diagnosticadas com HPV, 300 morrem sem realizar o tratamento indicado.  O Ministério da Saúde (MS) também recomenda que o exame Papanicolau seja realizado regularmente a partir dos 25 anos de idade.