Secretaria de Saúde de Petrolândia recebe kit dermatológico

Equipamentos  identificam doenças de pele, inclusive o câncer

 

 

Na segunda-feira, dia 31 de agosto, os profissionais da Equipe de Saúde de Petrolândia, o médico Ailton Gomes da Silva, a técnica em Enfermagem Adriana Cardoso Bento e a técnica administrativa Juliana Weber, receberam treinamento para a aplicação e envio dos exames médicos de imagem com o uso do dermatoscópio.

 

Os pacientes do município que necessitam de avaliação de lesões na pele eram deslocados para Rio do Sul onde realizavam seus exames.Com o treinamento dos profissionais os exames serão disponibilizados na Unidade de Saúde do município, garantindo mais agilidade no processo.

 

Além do aprendizado, os profissionais trouxeram da Secretaria de Estado da Saúde, através do Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde, um kit dermatológico composto por aparelho dermatoscópio e máquina fotográfica para gerar as imagens das lesões de pele. O material possibilita a realização e o diagnóstico de doenças da pele, como o Câncer de Pele.

 

As imagens serão captadas na Unidade de Saúde e enviadas para análise ao serviço de telediagnóstico. Com a ferramenta e o uso da internet é possível saber o laudo do caso, e identificar se há necessidade da pessoa ir para a fila de espera de um dermatologista ou se o caso pode ser resolvido pelo clinico geral.