CMDR de Petrolândia discute critérios para distribuição de sementes de milho

Sementes são disponibilizadas pelo programa Terra Boano sistema “troca-troca”

O Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural (CMDR) de Petrolândia, apresentou na manhã de terça-feira, 28, os critérios de distribuição de sacas de milho no sistema “troca-troca” aos produtores rurais do município, pelo Programa Terra Boa – Milho. Além da participação da Secretaria de Agricultura, do Comércio e do Turismo, o encontro, realizado na Câmara de Vereadores, tem a participação da Epagri.

A pauta central da reunião do CMDR foi apresentar o planejamento de 2015 e as principais regras de distribuição do milho, através do programa Terra Boa.  As sementes de milho incluem sementes de médio valor genético até aquelas de altíssimo potencial genético.

Gerenciado pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o programa é dividido em quatro modalidades: na primeira, o produtor deve devolver 4 sacos de milho para cada saco de semente de milho tipo I (semente varietal) retirada; 9 sacos de milho para cada saco de semente de milho tipo II (híbridos de alta tecnologia) retirada; 15 sacos de milho tipo comercial para cada saco de semente tipo III retirado; e 20 sacos de milho para cada saco de semente de milho tipo IV (altíssima tecnologia) retirada.

O agricultor que quiser acessar o programa Terra Boa precisa, estar totalmente adimplente – está em dia com seus compromissos de pagamento, na praça.

Também foi discutido o Programa Brasil sem Miséria, do governo federal que pretende promover a inclusão social e produtiva.

O CMDR funciona por regulamentação de Decreto do Poder Executivo.