Informativo Saúde em Foco traz dicas sobre cuidados no inverno

Material é distribuído por agentes comunitários de saúde em Petrolândia

 

Um informativo elaborado por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Estratégia de Saúde da Família, começou a ser distribuído para a comunidade nos últimos dias em Petrolândia. O impresso tem o objetivo promover a saúde física e mental na população, especialmente no inverno, período do ano em que há maior incidência de doenças respiratórias, problemas com a voz ou ressecamento da pele.

O imprenso de quatro páginas, traz de forma clara e concisa, informações de como garantir a saúde e bem estar com a prevenção. Nele há dicas de como se alimentar corretamente, dormir ou manter o corpo e a mente em forma nos dias frios. As orientações são repassadas pela enfermeira Rosimeri Farias, a fonoaudióloga Lidiane do Rosário, a fisioterapeuta Sabina Mayer de Sousa e a piscícola Djeise Maria Eger. “A ideia é trabalhar a saúde de forma preventiva e não momentânea”, explica Djeise, que Conforme a coordenadora do Núcleo de Saúde da Família (NASF).

A ação é desenvolvida através do programa conscientização e orientação “Cuide-se Bem”, e aplicada diretamente na comunidade através dos agentes comunitários da Saúde. “Periodicamente são desenvolvidas ações com temas variados. No mês de agosto está previsto uma campanha voltada à saúde dos homens”, adianta a secretaria de Saúde do município, Mariza dos Santos.

Entre as dicas está a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia, sete horas de sono por noite, consumo de frutas e verduras, evitar bebidas alcoólicas e cigarros, uso de hidratantes para a pele. “O estilo de vida das pessoas está relacionado com condição de saúde tanto física como emocional. Viver bem, sentir-se, feliz, ter objetivos e apoio familiar são fatores que contribuem para a manutenção da saúde e prevenção de doenças”, orienta a enfermeira Rosimeri.

Para evitara depressão de inverno ou sazonal, o folheto orienta as pessoas a melhorar o pensamento, fazer o que gosta, ser otimista, evitar o isolamento e definir objetivos de longo e curto prazo.

As atividades de orientação tem o apoio da Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria de Saúde e Estratégia de Saúde a Família. Os agentes comunitários estão identificados com camisas da campanha.