Encontro para discutir pavimentação de trecho da SC-110 é transferido para dia 14

Data foi transferida, pois governador assumiu compromissos em Brasília nesta semana

Foi transferida a audiência com o governador do Estado, Raimundo Colombo, com uma comitiva de prefeitos e lideranças do Vale Sul e Serra Catarinense.  O encontro que seria realizado na quinta-feira, dia 9 de julho, foi remarcado para a terça-feira, dia 14, em função de incompatibilidade com a agenda do governador, que estará em Brasília (DF) para assuntos administrativos nesta data. Na reunião, que acontece às 16h no Centro Administrativo em Florianópolis, está pautada na entrega do documento reivindicatório para a pavimentação de um trecho de 29 quilômetros da SC-110 (antiga BR-486), entre os munícipios de Petrolândia à BR-282 em Bom Retiro.

Segundo o prefeito de Petrolândia, Joel Longen, que lidera a comitiva junto ao prefeito de Bom Retiro, Albino Padilha, a obra é de grande importância para o desenvolvimento econômico da Região da Cebola, e seria uma alternativa para desafogar trânsito da BR-470, já que o traçado da rodovia em questão faz ligação com o porto de Itajaí. “Fomos informados sobre a mudança de agenda e já reorganizamos os convites. A ação é uma mobilização conjunta e a soma de esforços de prefeitos e lideranças destas duas regiões é importante para garantir a obra”, explica Longen.

O relatório, que será entregue na reunião, foi elaborado com base nas reivindicações dos munícipios das duas regiões, após uma série de encontros realizados nas comunidades com a participação de prefeitos, presidentes de Câmara de Vereadores, empresários, e lideranças políticas das regiões envolvidas. Nele está descrito as potencialidades das regiões envolvidas e os benefícios que seriam gerados com a obra. A solicitação ressalta a importância da obra e o fortalecimento da economia local e regional.

Além das comunidades dos municípios envolvidos, o movimento conta com o apoio de deputados estaduais e federais com base nas duas regiões. Cada município envolvido irá levar uma comitiva para que o projeto se fortaleça.

O trecho é um dos dois únicos da rodovia que ainda não foram pavimentados. A obra será incluída no PPA e no Orçamento Participativo da Assembleia Legislativa como ação prioritária das regiões, e a pavimentação da via possibilitará uma ligação direta entre a Serra Catarinense e o Alto Vale, facilitando o escoamento da safra agrícola e promovendo o desenvolvimento social, econômico e turístico da região, além de diminuir distância as pessoas que buscam atendimento médico nas unidades de referência nos municípios de Lages e Rio do Sul.