Campanha em Petrolândia visa orientar população sobre problemas de Saúde causados no inverno

Trabalhos são desenvolvidos por agentes de saúde diretamente com a comunidade

 

Por causa das variações de temperaturas, umidade e o atenuo de atividades físicas, o inverno é o período do ano em que as pessoas ficam mais suscetíveis a adoecer. Pensando nisso, o Núcleo de Saúde da Família (NASF) de Petrolândia iniciou neste mês de julho, a campanha de conscientização e orientação Cuide-se Bem.  A campanha tem como objetivo promover a saúde física e mental na população.

Conforme a coordenadora do NASF, a psicóloga Djeise Marla Eger, os trabalhos serão desenvolvidos pelos agentes comunitários de Saúde do município, que atuarão como multiplicadores de informação, levando orientações diretamente para as casas das pessoas.  Serão entregues informativos impressos, ressaltando a importância dos cuidados com a saúde nas baixas temperaturas.

Os agentes irão levar orientações sobre cuidados com doenças respiratórias como gripes e resfriados, com a voz, pele, e até a Depressão Sazonal ou de Inverno, que acomete algumas pessoas por causa da falta de luz solar.  Com ela, muitas pessoas apresentam, em grau maior ou menor, alterações do sono, apetite, energia e humor ligadas às estações do ano ou à luminosidade do dia. “Todos os meses desenvolvemos atividades com temas variados, visando promover a prevenção em saúde nas pessoas. O próximo tema previsto para agosto será a saúde do homem”, explica a coordenadora.

As atividades de orientação tem o apoio da Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria de Saúde e Estratégia de Saúde a Família. Os agentes comunitários usarão camisas identificando a campanha.