Petrolândia inicia programa de educação e prevenção em Saúde Bucal nas escolas

“Os pais precisam dar continuidade em casa”, solicita a dentista

Orientar e prevenir. Duas ações que tem mudado a realidade da população de Petrolândia na área da Saúde. E, são esses os objetivos do Programa Educação e Prevenção em Saúde Bucal Escolares, retomado em maio de 2015.

Através da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, cirurgiões dentistas e técnica em saúde bucal visitam unidades municipais de ensino, com conteúdo informativo e adequado para cada idade.

O trabalho, no mês de maio, iniciou no Centro de Educação Infantil Pingo de Gente. Com o auxílio de materiais ilustrativos, a dentista tem a missão de orientar sobre o tipo ideal de escova, quantidade de creme dental a ser utilizada, troca de dentição e ainda informar como os hábitos alimentares influenciam no crescimento dos dentes.

A visita regular ao dentista é outro ponto abordado. “O nosso trabalho é focado na orientação e prevenção, mas numa avaliação inicial, acabamos informando os pais sobre a importância da visita regular ao dentista. Os casos mais críticos são comunicados aos professores para que orientem os responsáveis”, comenta a cirurgiã dentista, Lisiane Silva Sawada, que desenvolve a ação no período da manhã. À tarde a responsabilidade de executar a atividade é do cirurgião dentista, Sergio Sardá.

Em 2015, 108 crianças foram orientadas pelos profissionais. Para Lisiane, o trabalho precisa ter continuidade em casa. “Vai muito da educação em casa. Os pequenos são interessados, mas precisam do incentivo, auxílio e cobrança dos pais, principalmente, em relação ao uso do fio dental” conclui. “Para intensificar o trabalho, a secretaria adquiriu kits de escovação, composto por escova, creme e fio dental, para distribuir para as crianças”, complementa a secretária, Mariza dos Santos.