Petrolândia faz manifesto por atraso no repasse do Governo Federal

Dívida chega a R$30 mil

Na sexta-feira, dia 15 de maio, os funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Petrolândia, realizaram o ato político em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “O objetivo da paralização é fazer com que a comunidade tenha conhecimento que os governos estadual e federal não estão cumprindo com as obrigações e repasses para os municípios. Recursos esses que financiam todos os serviços com idosos, crianças, adolescentes e mulheres” esclarece a secretária Municipal de Assistência Social, Ana Carolina Capistrano.

O município acompanhou a paralização nacional que tomou a decisão durante o encontro do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).  “Estamos coletando assinaturas de adesão ao ato político e depois o material será enviado a Brasília, ao Congemas, que juntará a documentação e enviará para o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome” explica a secretária.

Só Petrolândia acumula uma dívida de R$30 mil. Em 2015, o município recebeu apenas a parcela de fevereiro, no valor de R$ 6 mil. Mas há repasse atrasado desde 2014, afirma a secretária.