Idosos lotam Unidade Sanitária de Saúde de Petrolândia no primeiro dia de vacinação contra a gripe

Mais de mil doses devem ser aplicadas até 22 de maio

Logo pela manhã, a aposentada Lúcia de Souza Rosa, de 74 anos de idade, procurou a Unidade Sanitária Sede de Petrolândia. A idosa aproveitou o início da Campanha Nacional e já garantiu a vacina contra a gripe. “Faço isso há alguns anos, pensando sempre em me proteger”, ressalta.

A Secretaria Municipal da Saúde do município segue o calendário nacional e iniciou nesta segunda-feira, dia 04, a aplicação das doses. No sábado, dia 09 de maio, será realizado o dia “D” da Campanha de Vacinação, com atendimento até às 17h.

Segundo a secretaria, a meta é imunizar até o dia 22 de maio 80% das 1.400 pessoas que pertencem aos grupos prioritários. Só idosos com idade superior a 60 anos são 855, e 239 doentes crônicos, diabéticos, hipertensos. “Neste primeiro dia, houve uma grande procura. A campanha continua, mas reforçamos que a dose estará disponível somente na Unidade Sanitária Sede”, esclarece a secretária Mariza dos Santos. Devem ser imunizadas também crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade, gestantes, puérperas, profissionais de saúde e indígenas.

PROTEÇÃO

A vacina protege contra três tipos de vírus influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, na população alvo para a vacinação.

De acordo com o Estado de Santa Catarina, neste ano, até dia 28 de abril, foram confirmados três casos de influenza. No ano passado foram registrados 174 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por influenza, dos quais 13 evoluíram para óbito.