Representante da Assistência Social de Petrolândia participa de seminário em Brasília

Evento discutiu a Rede de Atendimento Articulada

A secretária da Assistência Social de Petrolândia, Ana Carolina Capistrano, participou do Seminário Violências, Violações de Direitos e as redes intersetoriais de atenção e proteção: o SUS, o SUAS, os Sistemas de Educação e os Sistemas de Garantia de Direitos. As discussões aconteceram entre os dias 24 e 26 de novembro, em Brasília.

A proposta do encontro com gestores e profissionais da Saúde e Assistência Social foi promover a construção do conhecimento acerca das principais vulnerabilidades para as violências de direitos e propiciar a articulação das redes de intersetoriais para o cuidado integral às pessoas em situação de violência.

Segundo a secretária, são medidas que podem aprimorar a Rede de Atendimento Articulada e fazer com que todos atendam igualmente. Ana Carolina afirmou que os Ministérios da Saúde, Educação e do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e ainda a Secretaria de Direitos Humanos apresentaram o Formulário de Notificações que pode ser usado como base e modificado de acordo com a realidade de cada município.

Esse material será apresentado na reunião com a rede municipal que envolve Educação, Saúde, Conselho Tutelar e Assistência Social, no dia 10 de dezembro. O objetivo é criar um fluxograma para ser implantado em 2015 em Petrolândia. “Precisamos fazer com que as pessoas encontram no serviço público o apoio necessário e uma rede preparada para atender os casos que envolvam violência seja contra criança, mulher ou idoso” justificou Ana Carolina Capistrano.

ASSUNTOS ABORDADOS

·         Políticas Públicas de enfrentamento às violências no Brasil

·         Racismo e determinação social

·         Orientação sexual e identidade de gênero

·         Mulheres e homens comprometidos com o fim da violência contra as mulheres

·         Pessoas idosas, pessoas com deficiência e beneficiários de transferência de renda

·         Carta de Constituição de Estratégias em Defesa da Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente

·         Relações sociais de gênero, violência contra mulher e o enfrentamento à violência sexual

·         Redes de atenção e proteção integral às pessoas em situação de violências

·         Plano de análise e monitoramento das notificações e casos notificados