Petrolândia comemora um ano de atendimento a crianças em creche

Administração planeja construção de sede própria

Fundada em 26 de outubro de 2013, o Centro de Educação Infantil Cantinho de Luz, em Petrolândia, acaba de comemorar o primeiro ano de atividade. “A criação da creche é motivo de orgulho para todo o povo petrolandense. Podemos dizer que quando as coisas são feitas com dedicação, carinho e responsabilidade o êxito é garantido”, afirma Rosemere Schmitt, secretária Municipal da Educação.

A implantação da instituição no município era um sonho antigo da população, principalmente das mães, que precisam retornar ao mercado de trabalho após a licença maternidade. “Depois de 50 anos de Emancipação Politico-Administrativa, o município ganhou a primeira creche. Um projeto político antigo, que eu lutava pra concretizá-lo desde a época em que eu era vereador”, revela o prefeito Joel Longen.

Nesses doze meses, a instituição beneficiou várias famílias que, agora, tem um local adequado, com instalações seguras, que acolhe e ensina. “Quando decidimos que o Gabriel iria para a creche, fomos criticados, mas hoje podemos mostrar que nossa decisão valeu a pena. Ele é esperto, inteligente, curioso, ativo, carinhoso, dificilmente estranha lugares ou pessoas, come de tudo e sabe interagir com os demais. E podemos dizer que a maior parte do mérito por ele ser assim é de toda a equipe da creche. Obrigada por cuidar, amar, se dedicar, ensinar e até mesmo educar o nosso pequeno”, reconhece Karine, mãe do menino.

ATENDIMENTO

O C.E.I. Cantinho de Luz atende 28 crianças, com idade entre quatros meses e dois anos. Todos os dias, dez profissionais, sendo quatro professores, quatro estagiários, uma merendeira e uma agente de serviços gerais, se revezam nos cuidados com o bem mais precioso das famílias petrolandenses.

De acordo com a coordenadora Pedagógica, Luciana Aparecida Hillesheim, o empenho e a dedicação da equipe resultam em excelentes trabalhos. “Através de cursos, a secretaria aperfeiçoa e incentiva os professores a desenvolver projetos que proporcionam o desenvolvimento emocional, social e intelectual das crianças”.

O professor José Gaspar também reconhece a iniciativa. “Parabéns ao prefeito Joel Longen e ao vice Irone Duarte, bem como toda a equipe da secretaria e demais voluntários, pela implantação e instalação da tão esperada creche na cidade. É de ações concretizadas que os munícipes precisam, e não apenas de sonhos e promessas” ressalta.

Para o futuro, a Administração Pública faz planos. “Estamos viabilizando meios para a construção de sede própria, já que hoje o trabalho ocorre em uma estrutura alugada, e ampliação do atendimento para crianças com até três anos de idade”, concluiu a secretária Rosemere Schmitt.

PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

Para comemorar o primeiro ano, o Centro de Educação Infantil Cantinho da Luz recebeu presente da Secretaria Municipal de Educação. Foi instalado na unidade um parque infantil. A criançada já fez o teste, aprovou e adorou a surpresa.