Petrolândia: atividades no meio da rua alertam população sobre a importância da alimentação saudável

Algumas crianças não procuraram apoio nutricional após avaliação nas escolas apontar necessidade

Há alguns meses a alimentação dos estudantes é motivo de preocupação para a nutricionista da Secretaria Municipal da Educação de Petrolândia, Ingrid Fogaça de Lima. Após um diagnóstico apontar que 30% dos alunos são obesos ou estão com sobrepeso, algumas alternativas foram sugeridas. Uma delas foi à realização da I Feira Municipal da Criança Saudável. “O objetivo é chamar a atenção dos pais, já que muitos não procuraram atendimento nutricional após a avaliação” declarou Ingrid.

O evento, que interditou a rua Pastor Michalowisky no dia 16, comemorou o Dia Mundial da Alimentação Saudável. O fechamento da via de acesso à Unidade Básica de Saúde foi por causa da realização de diversas atividades no local. Os alunos dos Centros Educacionais Criança Esperança e Perimbó apresentaram trabalhos sobre transtornos alimentares, discutiram as principais doenças, como a bulimia, e reforçaram os dez passos da alimentação saudável.

Além da parceria da Secretaria Municipal da Educação, que ofereceu brinquedos infláveis para os estudantes, a ação envolveu ainda o setor de Agricultura, que distribuiu mudas de hortaliças e verduras. Já a Secretaria da Saúde mobilizou as agentes comunitárias, que mediram e pesaram a criançada, e distribuíram material educativo relacionado ao Outubro Rosa – combate ao câncer de mama.