Defesa Civil Estadual fiscaliza aplicação de recursos em Petrolândia

Relatório aponta se obra está de acordo com o Plano de Trabalho

Na segunda-feira (20/10), o prefeito de Petrolândia, Joel Longen, vistoriou as obras realizadas em parceria com a Defesa Civil Estadual, acompanhado d coordenador regional Edilson José da Fonseca. O fiscal de obras do município Maro Hafemann e o engenheiro civil Jackson Calbusch, responsável pelo projeto, também participaram.

Entre as obras fiscalizadas estão as galerias de concreto na comunidade de Rio Antinhas. Dos R$ 182 mil repassados ao município, quase R$ 84 mil foram usados na aquisição das aduelas, que vão substituir pontilhões de madeira. São quatro estruturas, cada uma avaliada em R$ 20.825,00. “Essas novas pontes, além de oferecer economia com a manutenção, estão sendo construídas num nível mais elevado. Isso evita o isolamento dos moradores que residem nesta localidade em caso de alagamentos”, ressalta Longen.

De acordo com Fonseca, após as vistorias um relatório é enviado à Defesa Civil. “Numa avaliação preliminar é possível afirmar que a obra está de acordo com o plano de trabalho elaborado pela prefeitura”, relata. Com o término das obras será preciso emitir um documento como prestação de contas.

Com a liberação do recurso foi possível ainda investir R$ 76 mil em macadamização e R$ 18 mil em drenagem.

Recursos para instalação das galerias

A verba foi liberada após apresentação do relatório que apontou os danos caudados pela enxurrada no dia18 de março deste ano. O município registrou vários prejuízos nas estradas do interior, destruição dos leitos, deslizamento de terra e até isolamento de algumas comunidades, devido à queda de barreira e danos em pontes e bueiros.