Petrolândia: réplica da Arca de Nóe é construída com palitos de picolé

Projeto foi criado por alunos do 1° ano das séries iniciais

Para facilitar o processo de ensino/aprendizagem, a professora Adriana Nienkotter de Freyn uniu as aulas de Ensino Religioso, Matemática e Ciências, para elaborar o projeto “Seres vivos e não vivos” com a turma do 1° ano das séries iniciais.

Após assistir ao filme “Arca de Nóe”, os alunos deram início a confecção de animais e da arca com material reciclável, como papelão e palito de picolé. Para isso, figuras foram recortadas e pintadas para dar forma ao projetol. O resultado surpreendeu a equipe.

JUSTIFICATIVA PARA ELABORAR O PROJETO

As crianças tem curiosidade natural sobre os seres vivos em geral. Eles estão presentes no dia-a-dia de diversas formas e possibilitam que as crianças construam conhecimentos significativos sobre eles. Isto cria condições para que possam desenvolver atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.

É importante garantir que a curiosidade da criança seja explorada para a construção destes conhecimentos, criando momentos em que ela possa expressar suas opiniões, levantar e checar hipóteses, a fim de estabelecer relações entre os seres vivos e o meio ambiente.

Desta forma, ela poderá compreender a necessidade de se ter atitudes de respeito e conservação para a preservação das espécies.

Objetivos do projeto Seres Vivos

·         Diferenciar animais selvagens de animais domésticos

·         Conhecer os animais, diferenciando – os por espécies: mamíferos, repteis, aves, peixes e insetos

·         Reconhecer as características básicas de cada espécie

Texto: Secretaria Municipal de Educação