Vômito e diarreia levam mais de 30 estudantes à Unidade Básica de Saúde em Petrolândia

Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária coletaram amostras de água e alimentos

Um grupo de estudantes da Escola de Educação Básica Hermes Fontes, de Petrolândia, foi parar na Unidade Básica de Saúde, na quinta-feira, dia 25. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que 33 alunos deram entrada na UBS. Os alunos apresentavam sintomas como vômito, dores na barriga e diarreia. Todos foram medicados e permaneceram em observação.

As Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária foram acionadas para averiguar as condições da merenda escolar, que é terceirizada, e da água captada para o consumo. “Foram coletadas amostras para análise. O material foi enviado na sexta-feira para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis”, afirma Mariza dos Santos. De acordo com a secretária da Saúde, até as pessoas que manipulam os alimentos na escola foram examinadas.

Esse não é o único caso registrado no município. Mariza relata que outras pessoas também deram entrada na unidade, mas que não têm nenhuma relação com os estudantes do Hermes Fontes. Mas apresentavam os mesmos sintomas. “A orientação da secretaria é de que todas as pessoas que estão com diarreia ou vômito procurem o posto para atendimento. Precisamos monitorar os casos e aguardar o resultado das amostras encaminhadas ao Lacen”, concluiu.